O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

6º DOMINGO DA PÁSCOA - Evangelho João 14,15-21

A Despedida
Jesus promete o seu Espírito e revela a alegria de sua Ressurreição para que possamos ser portadores deste anúncio por onde andarmos.

Jesus insiste em guardar os seus mandamentos, isto é, no grande mandamento do amor, o amor uns aos outros "como eu vos amo". O amor que Jesus nos pede é parecido com o dele: amor-doação. A retribuição que ele quer não é para ele, mas para os outros. O trecho contém o testamento que Jesus deixa à sua comunidade antes de partir. Os discípulos estão tristes porque Jesus havia dito que um deles o iria trair e Pedro o teria negado três vezes.

Este relato do Evangelho de hoje indica-nos maneiras concretas de vivenciar essa realidade: o amor gera a própria vida e mostra-nos forte, produz frutos.

Portanto, o mistério do amor é: Deus amou-nos antes que o conhecêssemos e o amássemos. E aqui vão dois importantes pensamentos sobre este tema do amor.

Primeiro, se aceitamos o amor gratuito de Deus (o que não é tão fácil por causa do nosso orgulho), só podemos também amar gratuitamente os nossos irmãos e irmãs.

Segundo, o nosso amor pelos outros nada mais é do que o Amor de Deus em atividade nos nossos corações.

Jesus escolheu-nos para seus amigos. para Cristo, a amizade é a expressão máxima do amor. Sem a amizade, mesmo o casamento e a vida matrimonial não duram muito.

Ser amigo de Jesus é o resumo da espiritualidade cristã. Essa amizade nos leva à oração e à ação. As pessoas amigas precisam cultivar sua amizade; com Jesus, isto é feito por meio da oração e das obras que o emitam.
A amizade engloba lealdade e fidelidade. Isso implica partilha e segurança; estamos certos de que nossos amigos responderão se precisarmos deles; implica também capacidade de "começar tudo de novo" nos casos de crise, de desentendimento.

Jesus fala aos discípulos mostrando que existe uma forma de superar o medo, a separação e a morte. Essa forma é o amor: "Se vocês me amam, observarão os meus mandamentos". Pouco antes, Jesus havia deixado aos discípulos a regra de ouro, o segredo da felicidade: "Eu dou a vocês um mandamento novo: amen-se uns aos outros, assim como eu amei vocês".

Esta é a síntese dos mandamentos de Jesus. Vivendo no amor, nós estaremos amando a Jesus e observando seus mandamentos. Portanto, o critério para saber se somos seguidores de Jesus é ver se temos a capacidade de amor mútuo dentro e fora da comunidade, sem egoísmo.

Jesus diz ainda: "Quem me ama, será amado por meu Pai. Eu também o amarei e me manifestarei a ele." Hoje Deus se manifesta no cristão que ama a Jesus.

Jesus fala do Espírito Santo e o apresenta como "o Defensor". Ele sustentará o cristão nos momentos de dificuldades e lutas, e permanece para sempre na vida de cada um. É chamado de Espírito e Verdade, ou seja, aquele que estará presente em todas as ações dos cristãos em defesa da liberdade e da vida, como fex Jesus.

A exemplo do Mestre, os cristãos enfrentam o mundo hostil, o mundo da mentira e da corrupção, que se opõe ao Espírito da Verdade. Eles o enfrentam para transformá-lo; esta força vem do Espírito Santo, que abre caminhos para a prática de Jesus no meio dos cristãos.

Jesus garante aos discípulos, e também a nós, que não nos deixará órfãos, mas estará sempre presente através de seu Espírito.

Reflexão:
Qual é o sentido da presença do Espírito Santo em nossas Vidas?
Quando nos colocamos em oração pedimos a presença do Santo Espírito, reconhecendo nele a presença do próprio Deus?

Oração:
Ó Deus de compaixão, que sempre nos acompanhas, manda teu Espírito da Verdade, o Defensor, para nos ensinar a viver a tua misericórdia para com todos. Assim seremos, em qualquer lugar, testemunhas da ressurreição de teu Filho, Jesus. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário