O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

5º Domingo da Páscoa - Cristo Ressuscitado: Caminho, Verdade e Vida! - Jo 14,1-12

" Na casa de meu Pai, há muitas moradas"

Muitas moradas há na casa do Pai, ou seja, em nossas comunidades. Não devemos, porém, julgar os outros. Vemos as aparências, só Deus vê o coração. O fato de uma pessoa não fazer parte de nenhuma associação ou pastoral não significa estar desagradando o Senhor.

Há muitos serviços a fazer na casa do Pai, a começar pelos afazeres domésticos. Quem também assiste um doente, em casa ou em um hospital, atende uma criança ou um idoso, está construindo um edifício espiritual de excepcional valor diante de Deus.

O caminho que conduz a Deus será sempre o do dom de si que se concretiza no serviço prestado aos irmãos. Jesus falou muitas vezes sobre o "dom da vida", o doar-se aos irmãos, mas os discípulos sempre manifestaram dificuldades para entender. Ele ensinou que o melhor lugar é aquele em que se pode servir o irmão, mais e melhor.

Jesus diz no texto: "Eu sou o caminho a verdade e a vida". Nele o Pai revelou seu amor e renova, hoje, com todos os povos, a sua Aliança. O Senhor nos convida a renovar nossa adesão a ele e nosso desejo de comunhão e solidariedade com os outros.
Será que temos convicção nessa afirmação e buscamos vivê-la de modo pleno?

Este texto pertence ao discurso de despedida de Jesus. Os discípulos sentem-se perturbados, desanimados e sem clareza no caminho a ser seguido. Além do mais, Jesus anuncia que vai partir. "Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas...".

A resposta de Jesus visa o encorajamento. O importante é conservar-se firme na adesão a Jesus. O próprio Deus é íntimo dos discípulos, pois possui um lar cheio de lugares para todos. As palavras de Jesus são enigmáticas para os discípulos.
A pergunta de Tomé: "Não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho?, provoca a declaração de Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim".

Jesus é o caminho para a vida, através da morte-ressurreição. Por meio delas, ele chega ao Pai. Seguindo o caminho, que é Jesus, nós realizaremos integralmente o projeto de Deus. Jesus é o caminho em dois sentidos: Jesus vem do Pai e volta a ele. Vindo do Pai, mostra, com palavras e ações, o rosto do Pai. Voltando para ele, abre o caminho de acesso para todo ser humano.

Jesus é verdade. Verdade significa fidelidade plena, estabilidade. Proclamando-se a verdade, Jesus nos diz que é a revelação autêntica do Projeto de Deus, a manifestação visível e encarnada do amor do Pai.

Jesus é vida. Nós recebemos de Jesus a vida em plenitude, e a nossa função é apontar para essa vida que está em Jesus e vivê-la profundamente mediante o mandamento do amor.

O Pai age em Jesus e este, pelo Espírito Santo, vai agir na comunidade. Ela está capacitada a fazer obras maiores do que as realizadas por Jesus, fazendo o projeto de Deus alcançar o mundo inteiro.

ORAÇÃO:
Deus de todos os povos, guarda-nos com carinho em teu amor para que, ressuscitados em Cristo, tenhamos verdadeira liberdade e vida em plenitude.

REFLEXÃO:
Acreditamos realmente que Jesus e o Pai são um?
Jesus diz de maneira clara no Evangelho: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Temos convicção nessa afirmação e buscamos vivê-la de modo completo?
Fontes: Diário Bíblico; Bíblia Jerusalém; Evangelho Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário