O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

terça-feira, 9 de abril de 2013

LIBERDADE E CONSCIÊNCIA - Catequese

"Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação." (Rm 6,19).

O homem foi criado por Deus. Deus criou o homem livre e dotado de razão. Ele lhe conferiu a dignidade de uma pessoa agraciada, com a iniciativa e domínio de seus atos, para que pudesse ele mesmo "procurar seu Criador e, aderindo livremente a Ele, chegar à plena e feliz perfeição"
A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não, de optar entre o bem e o mal, ou seja, de praticar atos deliberados, portanto, de crescer em perfeição ou de definhar e pecar. Através do livre-arbítrio cada qual dispõe sobre si mesmo. A liberdade alcança sua perfeição quando ordenada para Deus. Ela torna o homem responsável por seus atos na medida em que forem voluntários.
A liberdade é no homem uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade

Contudo, a liberdade do homem é finita e falível. O homem pecou ao recudar o projeto do amor de Deus, e acabou tornando-se escravo do pecado. Desde suas origens, a história comprova os infortúnios e opressões nascida do homem por causa do mau uso da liberdade. De fato, isto é o que ainda acontece quando a nossa liberdade não está direcionada para Deus, pois só n'Ele somos verdadeiramente livres.

Quanto mais praticar  bem, mais a pessoa se torna livre. A escolha da desobediência e do mal é um abuso de liberdade e conduz à "escravidão do pecado". "A imputabilidade e responsabilidade de uma ação podem ficar diminuídas ou suprimidas pela ignorância, inadvertência, violência, medo, hábitos, afeições imoderadas e outros fatores psíquicos ou sociais(..) e para que o efeito ruim seja imputável, é preciso que seja previsível e que o agente tenha a possibilidade de evitá-lo, como, por exemplo, no caso de um homicídio cometido por um motorista embriagado" (CIC, §1735; 1737).

O direito ao exercício da liberdade é uma exigência inseparável da dignidade da pessoa humana O direito à liberdade não significa que o homem possa dizer e fazer tudo o que quiser, pois ele não basta a si mesmo nem deve viver buscando apenas satisfazer seus próprios interesses no gozo dos bens terrestres. Ao fugir a lei moral, o homem se prejudica na sua liberdade, se acorrentando a si mesmo, rompendo a fraternidade com seus semelhantes e rebelando-se contra a verdade divina.

Por sua gloriosa Cruz, Cristo obteve a salvação de todos os homens; nos resgatou do pecado que nos mantinha na escravidão. N'Ele comungamos da "verdade que nos torna livres" (Jo 8,32) 'É para a liberdade que Cristo nos libertou" (Gl 5,1) A graça de Cristo não entra em concorrência com a nossa liberdade, na verdade, quanto mais dóceis formos aos impulsos da graça, mais crescerá em nós a nossa liberdade íntima e a segurança nas provações e diante das pressões e coações do mundo externo. Através da graça, o Espírito Santo nos educa à liberdade espiritual, para fazer de nós livres colaboradores de sua obra na Igreja e no mundo.

Na intimidade da consciência, o homem descobre uma lei. Ele não a dá a si mesmo. Mas a ela deve obedecer. A consciência é o núcleo secretíssimo e o sacrário do homem onde ele está sozinho com Deus e onde ressoa sua voz.

Presente no coração da pessoa, a consciência moral lhe impõe, no momento oportuno, fazer o bem e evitar o mal. Quando escuta a consciência moral, o homem pode ouvir Deus, que lhe fala. Em tudo o que diz e faz, o homem é obrigado a seguir fielmente o que sabe ser justo e correto. A dignidade da pessoa humana implica e exige a retidão da consciência moral. A consciência permite assumir a responsabilidade dos atos praticados. O homem tem o direito de agir com consciência de liberdade a fim de tomar pessoalmente as decisões morais. A consciência deve ser educada e o juízo moral esclarecido A educação da consciência é uma tarefa de toda a vida, ela garante a liberdade e gera a paz do coração.

Algumas regras:
Nunca é permitido praticar o mal para que resulte dele um bem.
A 'regra de ouro': Tudo aquilo que quereis que os homens vos façam, fazei-os vós a eles
A caridade respeita sempre o próximo e sua consciência.

Textos bíblicos: Colossenses (Cl 3,1-17); Lucas (Lc 24,29); Tessalonicenses (1Ts 4,1-8); Romanos (Rm 8,26).

Questionamentos:
Por que Deus colocou no coração do homem o desejo de ser feliz?
O que é livre-arbítrio?
Ser livre significa dizer que o homem pode fazer tudo o que quiser?
Quando somos verdadeiramente livres?

"O homem é dotado de razão e or isso é semelhante a Deus: Foi criado livre e senhor de seus atos". (santo Irineu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário