O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

PRÉ-CATECUMENATO: JOVENS E ADULTOS - Catequeses Bíblicas de apelo a conversão de vida e costumes.

5ª CATEQUESE: A BÍBLIA

"As nações andarão à sua luz, e os reis da terra levar-lhe-ão a sua opulência" (Ap 21,24).

A Bíblia, também denominada como, ou, Sagrada Escritura, é a Palavra de Deus. Possui duas partes: Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT), que retratam os acontecimentos desde a Criação até a Segunda vinda de Cristo.

Ao contrário do que se pode parecer à primeira vista, ela não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros.

A palavra Bíblia provém do termo grego biblios que significa livros, o que demonstra não ser ela um livro único. Assim, quando usamos hoje a palavra "Bíblia" nos referimos a esse conjunto de 73 livros, sendo 46 do AT e 27 do NT. A Bíblia começou a ser escrita por volta do séc. XV a.C., e somente se encerrou no final do séc. I d.C.

COMO ESTÁ ORGANIZADA A BÍBLIA?

Antigo Testamento - É composto de 46 livros. São todos os livros escritos a partir do séc. XV a.C. até o nascimento de Cristo. Contém a Lei de Deus dada a Moisés, a história do povo de Israel e suas reflexões, bem como as profecias da vinda do Messias, que se deu com a vinda de Jesus Cristo.

Novo Testamento - É composto de 27 livros. São todos os livros escritos após a vinda de Jesus até o final do séc I d.C. Trazem a vida e as obras de Jesus, a criação e a expansão da Igreja, além da formação do povo cristão. E também o Apocalipse (Revelação).

Essas duas grandes divisões estão, ainda, subdivididas de acordo com o conteúdo dos livros. Temos assim, para o Antigo Testamento e Novo Testamento:
AT
Pentateuco - Trata-se dos cinco primeiros livros que abrem a Bíblia, também denominados como livros da Lei. Estes livros falam da Criação de Deus, da Lei e da formação de seu povo eleito: Israel.

Livros Históricos - São os livros que descrevem as guerras de Israel, bem como a história de seus reinos.

Livros Sapienciais - Apresentam a sabedoria e a poesia dos hebreus.

Livros Proféticos - foram escritos por profetas que pregavam o arrependimento e preparavam o povo eleito para a chegada do Messias Salvador.
NT
Livros do Evangelho - A palavra "Evangelho" vem do grego "euangélion" que quer dizer "Boa Nova". A Igreja reconhece como canônicos (inspirados por Deus) quatro Evangelhos: Narrados por Mateus, Marcos, Lucas e João. Os três primeiros são chamados de "sinóticos" porque podem ser lidos em paralelo, apresentando uma sinopse da vida e obra de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Atos dos Apóstolos - Foi escrito por São Lucas, médico e companheiro de São Paulo. O Testemunho mais antigo de que Lucas é o autor dos Atos é o chamado cânon de Muratori, do século II. Os Evangelhos apresentam os feitos do Filho, ao passo que os Atos dos Apóstolos descrevem os feitos do Espírito Santo. E segundo São Jerônimo (348-520) d.C., os Atos foram escritos em roma, na língua grega, quando Lucas estava ao lado de Paulo prisioneiro, por volta do ano 63. Os Atos dos Apóstolos são portanto, o primeiro livro de história da Igreja nascente, escrito por uma testemunha ocular dos fatos, que os narrou de maneira precisa. Aí podemos conhecer o rosto da Igreja no primeiro século e sua organização.

Epístolas - São doutrinas e exortações escritas por alguns Apóstolos de Cristo e encaminhadas a comunidades ou fiéis cristãos. As que foram escritas por Paulo foram enviadas para serem lidas em público. Em 1Ts 5,27 há uma alusão a isto. Havia também o intercâmbio das cartas, como se lê em Cl 4,16: "mostrem esta carta para Laodicéia e tragam-a de lá para vocês". Aos poucos as cartas foram colecionadas, e no fim do I século já se tem notícia delas, quando em 2Pd 3,15 se lê "...nosso irmão Paulo vos escreveu conforme o dom que lhe foi dado...". As epístolas católicas (universais) são chamadas assim por se destinarem à Igreja em geral, e não a tal ou qual comunidade, como fizera Paulo. Elas também se originaram da necessidade pastoral, e já no começo do II século estavam incorporada aos outros escritos do Novo Testamento.

Apocalipse - É uma palavra grega que significa Revelação. Este livro foi escrito pelo apóstolo João, que o escreveu no fim de sua vida, mais ou menos no ano 100, sob a forma de uma carta dirigida às Igrejas da Ásia Menor. Este libro é considerado pela maioria dos leitores como o mais difícil de se compreender e o mais misterioso de toda a Bíblia. Com efeito, ele é bastante enigmático, mas sua interpretação pode tornar-se mais clara, ao se levar em conta o gênero literário utilizado pelo autor, e a circunstância em que a obra foi escrita.

Nota: Para melhor entendermos este Livro, sugiro que adquira uma versão atualizada da Bíblia Católica, inclusive para aprender a manusear os seus capítulos, versículos e abreviações dos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário