O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

"CARITAS CHRISTI URGET NOS - O AMOR DE CRISTO NOS IMPELE" ( 2 Cor 5,14)

"Caritas Christi urget nos - o amor de Cristo nos impele" (2 Cor 5,14): é o amor de Cristo que enche os nossos corações e nos impele a evangelizar.

Hoje, como outrora, Ele envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra (cf. Mt 28,19).


Com o seu amor, Jesus Cristo atrai a Si os homens de cada geração: em todo o tempo, Ele convoca a Igreja confiando-lhe o anúncio do Evangelho, com um mandato que é sempre novo.


Por isso, também hoje é necessário um empenho eclesial mais convicto a favor de uma nova evangelização, para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.


Na descoberta diária do seu amor, ganha força e vigor o compromisso missionário dos crentes, que jamais pode faltar.


Com efeito, a fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e de alegria.


A fé torna-se fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de fato, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos.


Os crentes - atesta Santo Agostinho - "fortificam-se acreditando".


O santo Bispo de Hipona tinha boas razões para falar assim.


Como sabemos, a sua vida foi uma busca contínua da beleza da fé enquanto o seu coração não encontrou descanso em Deus.


Os seus numerosos escritos, onde se explicam a importância de crer e a verdade da fé, permaneceram até os nossos dias como um patrimônio de riqueza incomparável e consentem ainda a tantas pessoas à procura de Deus encontrarem o justo percurso para chegar à "porta da fé".


Por conseguinte, só acreditando é que a fé cresce e se revigora; não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonar-se progressivamente nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus.



Fonte: Porta Fidei, Bento XVI, n. 7.


Um comentário: