O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

ANO DA FÉ - CINQUENTENÁRIO DA ABERTURA DO CONCÍLIO VATICANO II; VINTE ANOS DA PUBLICAÇÃO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA; ASSEMBLÉIA GERAL DO SÍNODO DOS BISPOS ( A NOVA EVANGELIZAÇÃO PARA TRANSMISSÃO DA FÉ CRISTÃ )

" A luz de tudo isto, decido proclamar um Ano da Fé.

Este terá início a 11 de outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo, a 24 de novembro de 2013.


Na referida data de 11 de outubro de 2012, completar-se-ão também vinte anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto promulgado pelo meu predecessor, o Beato Papa João Paulo II, com o objetivo de ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé.

Esta obra, verdadeiro fruto do Concílio Vaticano II, foi desejada pelo Sínodo Extraordinário dos Bispos de 1985 como instrumento e serviço da catequese e foi realizado com a colaboração de todo o episcopado da Igreja Católica.


E uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos foi convocada por mim, precisamente para o mês de outubro de 2012, tendo por tema A nova evangelização para transmissão da fé cristã.

Será uma ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé.

Não é a primeira vez que a Igreja é chamada a celebrar um Ano da Fé.

O meu venerado Predecessor, o servo de Deus Paulo VI, proclamou um semelhante, em 1967, para comemorar o martírio dos apóstolos Pedro e Paulo no décimo nono centenário do seu supremo testemunho.    

Idealizou-o como um momento solene, para que houvesse, em toda a Igreja, 'uma autêntica e sincera profissão da mesma fé'; quis ainda que esta fosse confirmada de maneira 'individual e coletiva, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca'.

Pensava que a Igreja poderia assim retomar "exata consciência da sua fé para reavivar, purificar, confirmar, confessar".

As grandes convulsões que se verificaram naquele Ano tornaram ainda mais evidente a necessidade de uma tal celebração.

Esta terminou com a Profissão de Fé do Povo de Deus, para atestar como os conteúdos essenciais, que há séculos constituem o patrimônio de todos os crentes, necessitam ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado.

Fonte: Porta Fidei, Bento XVI, (n. 4)

  

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário