O SENHOR TE CHAMA


"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

4º Domingo do Advento

Leituras Miq 5,1-4; Salmo 79(80),2a.c.3b.15-16.18-19; Hb 10,5-10; Lc 1,39-45

"Bendita és tu entre as mulheres"
Deus se encarna em lugar social concreto para reconstruir a humanidade, a sociedade e o mundo. É em um pequeno resto de Israel, no meio dos pobres, dos marginalizados e excluídos, como Maria, Isabel, Zacarias e João que Deus faz sua morada. A salvação nasce dos pobres e os primeiros cristãos vibraram com essa boa notícia.
A Trindade entra na casa dos pobres humilhados que esperam a libertação.
Os nomes das personagens envolvidas nesta cena são reveladores: Jesus=Deus salva;João=Deus é misericórdia; Isabel=Deus é plenitude; Zacarias=Deus se lembrou; Maria=a amada.
Os pobres proclamam a misericórdia de Deus que se lembra deles. Deus vem morar com eles porque os ama, trazendo-lhes a plenitude da salvação.
É nos pequenos e pobres das periferias, das roças, nos indígenas, nos ribeirinhos, nos marginalizados e desprezados de hoje que Jesus se encarna, devolvendo-lhes a esperança e a paz. Em nossas pequenas comunidades, que faz coisas pequenas, em lugares pouco importantes, é que Deus realiza coisas extraordinárias. Conforme anunciado por Miquéias, a salvação não vem da capital, do lugar do poder dos grandes, mas vem da roça. O poder de Deus manifestado através dos pequenos trará à plenitude dos bens, a paz para todos os povos.
Iluminados e fortalecidos pela mesma fé, hoje podemos dar a Deus a mesma resposta do Messias enviado: "Estamos aqui para fazer a vossa vontade".

Perguntemo-nos com humildade: "Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?"

Roteiros Homiléticos do Tempo do Advento e Natal
Ano C 2009/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário