O SENHOR TE CHAMA
"Gostaria de dizer àqueles e àquelas que se sentem longe de Deus e da Igreja, aos que têm medo ou aos indiferentes:
O Senhor também te chama para seres parte do seu povo, e o faz com grande respeito e amor!" EG, n.113.
terça-feira, 23 de março de 2010
Seminário BIOÉTICA
Assunto: III Seminário de Bioética - Niterói/RJ: "Aspectos controvertidos do PNDH3 - Programa Nacional de Direitos Humanos 3"
Para:
III Seminário de Bioética da Arquidiocese de Niterói.
Será no dia 27 de março de 2010, na Faculdade Uni La Salle (Rua Gastão Gonçalves, 79 Santa Rosa, Niterói-RJ), das 8 às 18hs.
O tema a ser tratado será “Aspectos controvertidos do PNDH3 – Programa Nacional de Direitos Humanos 3”.
Teremos quatro abordagens:
Abordagem Teológica - Dom Roberto Francisco Ferrería Paz (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Niterói e Especialista em História e Direito Canônico)
Abordagem Médica - Dra. Elizabeth Kipman Cerqueira (médica ginecologista; especialista em Logoterapia e Logoteoria aplicada à Educação; integrante da Comissão de Ética e Coordenadora do Depto. de Bioética do Hospital São Francisco, em Jacareí, São Paulo)
Abordagem Filosófica - Prof. Dr. Paulo Sérgio Faitanin (Doutor em Filosofia Medieval pela Universidad de Navarra, professor de filosofia da UFF)
Abordagens Jurídicas - Dr. Paulo Silveira Martins Leão Junior (Procurador do Estado do Rio de Janeiro e Presidente da UJUCARJ - União de Juristas Católicos do Rio de Janeiro)
- Dra. Karen Melo Brandão (Advogada, Professora do IBMEC, membro da UJUCARJ)
O evento é totalmente gratuito, nós pedimos somente que as pessoas façam o quanto antes a sua inscrição pelo site www.humanitatis.net para reservarem a sua vaga.
Será um momento ímpar no qual serão tratados temas como Totalitarismo, laicismo e laicidade, aborto, homossexualismo, uso de símbolos religiosos em ambientes públicos, etc.
Esta é uma iniciativa do “Grupo Famílias em Cristo”, do “Instituto Filosófico e Teológico do Seminário de São José” e da “Pastoral Universitária da Arquidiocese de Niterói”.
Esperamos você lá. Divulgue este e-mail para todos os seus conhecidos e em seu blog também.
A Paz!
segunda-feira, 15 de março de 2010
O discípulo missionário e a cultura
A cultura, por ser matriz principal da existência humana, com suas relações vitais, valores, linguagens e comprotamentos, contém sementes ocultas do Reino que o discípulo deve fazer crescer. Para ele a cultura não é algo opcional.
O discípulo é convocado a se expressar sempre em sua própria cultura e na cultura de seus interlocutores. Este é o caminho privilegiado do encontro com o Evangelho, visando à realização de novos processos de Iniciação Cristã inculturada.
Na situação multicultural da América Latina, é solicitado ao discípulo que aprenda as linguagens verbais e não verbais das culturas antigas e atuais das pessoas que pretende evangelizar. Isto permitirá que ele responda às verdadeiras perguntas e faça uma proposta querigmática que é, ao mesmo tempo, Boa Nova de Deus à pessoa humana.
O querigma e a Iniciação Cristã, como opções operativas concretas no hoje de nossa Igreja, farão com que a comunidade eclesial seja verdadeiramente evangelizadora e que a catequese seja um espaço e âmbito de inculturação.
Veja a seguir "Íntima relação entre comunidade eclesial e Iniciação Cristã"
O discípulo é convocado a se expressar sempre em sua própria cultura e na cultura de seus interlocutores. Este é o caminho privilegiado do encontro com o Evangelho, visando à realização de novos processos de Iniciação Cristã inculturada.
Na situação multicultural da América Latina, é solicitado ao discípulo que aprenda as linguagens verbais e não verbais das culturas antigas e atuais das pessoas que pretende evangelizar. Isto permitirá que ele responda às verdadeiras perguntas e faça uma proposta querigmática que é, ao mesmo tempo, Boa Nova de Deus à pessoa humana.
O querigma e a Iniciação Cristã, como opções operativas concretas no hoje de nossa Igreja, farão com que a comunidade eclesial seja verdadeiramente evangelizadora e que a catequese seja um espaço e âmbito de inculturação.
Veja a seguir "Íntima relação entre comunidade eclesial e Iniciação Cristã"
Discípulos de Jesus a serviço do Reino de Deus
A tarefa primordial do discípulo consiste em assumir o Reino de Deus como projeto central do miniostério de Jesus (cf.Lc 9,60; 10,9). Este compromisso cria nele uma identidade e um conjunto de convicções que o levarão a ver nos pobres e nos fracos os principais destinatários da Boa Nova (cf.Lc4,14-21) e a assumir que a Igreja existe para servi-los; ela é o sacramento universal de salvação. (LG,48; GS 45); "sinal da fraternidade que permite e consolida o diálogo sincero" (GS,92) e descobre o mundo como um conjunto de epifanias da presença do Reino de Deus.
O Reino é, ao mesmo tempo, pessoal e social, histórico e escatológico, estrutural e espiritual. Estas dimensões precisam ser assumidas de forma plena para nao empobrecer sua natureza evangélica. Desde a Igreja-sacramento-e-servidora do Reino, o discípulo o perscruta nas grandes causas de nossos contemporâneos, em seus construtores anônimos e nas expressões eclesiais da teologia, da espiritualidade e da pastoral latino-americana. Discipulado e Reino de Deus não podem subsistir sem o outro. (LG,5).
Veja a seguir: O discípúlo missionário e a cultura.
O Reino é, ao mesmo tempo, pessoal e social, histórico e escatológico, estrutural e espiritual. Estas dimensões precisam ser assumidas de forma plena para nao empobrecer sua natureza evangélica. Desde a Igreja-sacramento-e-servidora do Reino, o discípulo o perscruta nas grandes causas de nossos contemporâneos, em seus construtores anônimos e nas expressões eclesiais da teologia, da espiritualidade e da pastoral latino-americana. Discipulado e Reino de Deus não podem subsistir sem o outro. (LG,5).
Veja a seguir: O discípúlo missionário e a cultura.
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